Fábrica de Gaiteiros
O RESGATE DA GAITA PONTO PROPORCIONANDO INCLUSÃO SOCIAL
Sobre
A gaita foi um divisor de águas na história da música gaúcha, mas o que poucos sabem é que o RS já sediou mais de 20 fábricas e foi referência mundial na fabricação de acordeões ou gaitas. Estas fábricas foram responsáveis pela história do acordeão no Brasil e, como vemos, quase todas estão desativadas ou passaram a fabricar outros produtos.
Unir esta tradição proporcionando inclusão social, aumentando a autoestima e espírito de coletividade, ao mesmo tempo estimulando a sensibilidade e conhecimento da cultura local é a finalidade do projeto, com uma gaita social, que estimula crianças e jovens a se interessarem pelo instrumento, oferecendo aos mesmos as devidas condições para o aprendizado e para futura aquisição do instrumento, criando uma verdadeira FÁBRICA DE GAITEIROS.
A intenção da FÁBRICA DE GAITEIROS é a fabricação de um acordeão 8 baixos não só para iniciação, mas que possa também se transformar em um instrumento definitivo, pela qualidade que se pretende imprimir. Outro aspecto importante do projeto está ligado ao conceito socioambiental do instrumento, confeccionado com madeira certificada de eucalipto, proveniente de plantios renováveis.